Bem-vindos ao tune-O-matic. Sintam-se a vontade para opinar, criticar e sugerir.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

One Take Radio Sessions - Mark Knofler |Pop-Rock|


One Take Radio Sessions  -  Mark Knofler    |Pop|

Nada de novo ou revolucionário. Nenhum grande hit. Longe de ser uma obra prima. Apenas 8 canções despretensiosas, intimistas, elegantes, cheias de alma e honestidade.

O escocês Mark Freuder Knofler, ou apenas Mark Knofler é um grande guitarrista que se tornou uma celebridade imediata quando, em 1978, estreou com sua banda Dire Straits.
Famoso pelos hits de sua banda, com sua voz nasalada e seu distinto toque na guitarra, Knofler, que sempre teve seus álbuns produzidos numa sonoridade pop-clichê, convida seus ouvintes a um novo caminho.

One Take Radio Sessions, lançado em junho de 2005, foi feito num momento em que o guitarrista ainda se recuperava de um quase fatal acidente de motocicleta, ocorrido havia um ano e meio.
É provável que a experiência tenha deixado o músico num estado contemplativo e reflexivo, e é isso que faz de One take Radio Sessions algo especial.
Trocando em miúdos, Mark Knofler revisita suas raízes. Blues e Country e um pouquinho do pop aqui e ali. Tudo muito bem amarrado.

Gravado ao vivo - em estúdio (todos tocando juntos, no ambiente controlado do estúdio) sem muitas adições ou reparos, o álbum soa rústico e real, como se você estivesse na sala entre os músicos. A banda, de primeira linha, conta com músicos do universo country como o guitarrista Richard Bennett (Johnny Cash, Billy Joel, George Strait, Neil Diamond, Steve Earle, entre outros) e o baixista Glenn Worf (Brenda Lee, Joan Baez, George Strait, Shania Twain, entre outros).

O universo intimista das sessões é o ambiente perfeito para que a guitarra de Mark Knofler soe como nunca. Nas mãos de Knofler, o instrumento urge sua voz rouca e espalha pelas canções um lamento que não pode ser traduzido em palavras. Convenhamos, isso é o que ele sempre fez de melhor, mas aqui - tudo parece mais . . .   real.
Song For Sonny Liston e Donegan`s Gone mostram o que Knofler deveria ter feito em toda sua carreira. The Trawlerman`s Man é mais próximo das famigeradas baladinhas do Dire Straits. Um discreto toque latino tempera Rudiger. Back To Tupelo também merece ser lembrada.

One Take Radio Sessions é um ótimo álbum, de um artista maduro. Certamente, vai encantar fãs de todos os estilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui !