Bem-vindos ao tune-O-matic. Sintam-se a vontade para opinar, criticar e sugerir.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Lola Versus Powerman And The Moneygoround - The Kinks |Rock|


Lola Versus Powerman And The Moneygoround  -  The Kinks    |Rock|

Álbum conceitual lançado em 1970 que satiriza o mundo da industria musical - um must have para fãs do, assim chamado, classic rock.


Álbuns conceituais ficaram famosos nos anos 70 sob o apelido de Rock Opera ou Ópera Rock
Discos como Tommy e Quadrophenia do The Who e The Wall e The Final Cut do Pink Floyd tinham grandes ambições - temas fortes, contestações. . .  eram pensados como um grande grito de rebeldia. Óperas a altura das expectativas e ouvidos da geração do pós-guerra.

Os Kinks, que ainda tentavam se livrar da "imagem anos sessenta" deixada pelo hit You Really Got Me, vinham enfrentando problemas legais por toda a parte. Para se ter uma idéia, a banda havia sido banida de excursionar os E.U.A. - uma setença de morte para qualquer artista daquela cena.

A saída foi "Lola Versus Powerman And The Moneygoround". Uma mini ópera que tinha como ponto central meter a boca no mundo e ridicularizar produtores, gravadoras, editores, jornalistas, empresários, enfim - todos os personagens e situações do mundo da música daqueles tempos. Longe de ser algo grave, pesado ou intelectualizado, o álbum é puro deboche.

Musicalmente também houve mudanças. Aqui o Kinks enterra de vez a swingin London e parte para uma linguagem que seria explorada fortemente na década seguinte. O recém nascido hard rock se mistura com o folk, country e até a tradicional música de salão britânica. Tudo isso forma uma salada coesa e certeira.

A brincadeira do Kinks parece ter funcionado e Lola e Apeman se tornaram grandes hits. Mas tem muito mais - Strangers e The Contenders merecem atenção especial. O clima mais debochado fica com Denmark Street e The Moneygoround.E faço um convite especial aos fãs de White Stripes e companhia para ouvirem com atenção Top Of The Pops

Não se pode deixar de notar as similaridades. Badfinger, Beatles e Rolling Stones estão por toda a parte.

Grande álbum !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui !