Bem-vindos ao tune-O-matic. Sintam-se a vontade para opinar, criticar e sugerir.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

The Complete Atomic Basie - Count Basie |Jazz|


The Complete Atomic Basie  -  Count Basie    |Jazz|

Registro histórico de um dos mestres da swing era.

Count Basie era um bandleader; um 'líder de banda', 'diretor de banda', ou simplesmente um . . .  maestro tosco.
Na lendária era do swing - manjada do público via caracterizações de época hollywoodianas - o bandleader era o cara que tocava o piano, ou às vezes um instrumento solista como o clarinete, e comandava uma orquestra de metais + um combo de jazz (baixo acústico, bateria, piano ou guitarra).


Para  simplificar; a orquestra estava para o bandleader, como o piano para um pianista. Seu instrumento era a banda e com ela, ele fazia o que queria.
Nesse metiê, Count Basie, foi mestre. E apesar de não ser compositor ou grande virtuoso no piano, Basie é pedra fundamental no jazz pela inventividade e destreza com que comandava sua orquestra.
O alto  quilate de talentos individuais dava ao diretor maior flexibilidade na hora de escrever seus arranjos e abrir espaços para improvisos. Assim, o trunfo de qualquer bandleader era seu escrutínio no recrutamento de músicos para seu grupo. 
Só nesta gravação, sob o estrábico olhar de Basie, estão Freddie Green (guitarra), Eddie "Lockjaw" Davis, (sax tenor) e Thad Jones (trompete), além do próprio Basie ao piano.
Lançado em 1994, pela Roulette Records, The Complete Atomic Basie traz para os dias atuais essa inspirada sessão gravada em 1957.

Faixas? - 'The Kid From The Red Bank', 'The Late Late Show' e 'Whirlybird' mostram a 'pegada' indefectível da batuta de Basie. Uma sutileza segura,    charmosa e spicy exala de 'Midnite Blue' e 'After Supper'.
'Teddy Toad' é uma excelente maneira de se notar o gênio de Count Basie na arte de dirigir uma banda.

The Complete Atomic Basie é um álbum que nos leva aos prateados anos das grandes orquestras e do swing. Uma era em que o termo jazz estava intrinsecamente ligado a dança. Um universo dentro do próprio jazz. Um tempo em que 'quente'  seria o adjetivo mais apropriado a nomes como Count Basie.

Swing it !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui !