Bem-vindos ao tune-O-matic. Sintam-se a vontade para opinar, criticar e sugerir.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

This Was - Jethro Tull |Rock|


This Was  -  Jethro Tull    |Rock|

Um álbum de estréia que, quarenta e dois anos depois de seu lançamento, continua arrebanhando fãs para para o lendário Jethro Tull.

O Jethro começou como uma banda de blues. Muito disso se deve ao fato do vocalista Ian Anderson ter recolhido algum espólio no fim da Graham Bond Organization (uma das primeiras bandas de rhythm 'n' blues da inglaterra).

Mas Anderson, como o futuro diria, tinha outras intenções.


Fortemente influenciado pelo jazz e pela música folclórica inglesa, o vocalista/flautista se uniu ao guitarrista Mike Abrahams (guitarra), Clive Bunker (bateria) e Glenn Cornick (baixo) e passou a praticar seus experimentos e devaneios sobre uma base coesa de indefectível blues rock.

O resultado foi This Was, o primeiro da extensa discografia da banda de Ian Anderson. Um dos grandes discos da história do rock, This Was oferece a oportunidade de ouvirmos um Jethro Tull cru, antes que as experiências de Anderson ajudassem a erguer os alicerces do art rock ou rock progressivo.

My Sunday Feeling, Beggar`s Farm e A Song For Jeffrey; se só houvessem estas três faixas no disco, este já seria um clássico.  
Some Day The Sun Won't Shine For You e It`s Breaking Me Up são blues. Pelo menos o que se entende por blues, depois do Cream.
Move On Alone, Round e Serenade To A Cukoo (do jazzista Roland Kirk), dão a dica para o estaria por vir no universo andersoniano.
Não nos esqueçamos da extravagância de Mike Abrahams - Cat's Squirrel - sim, Hendrix e Clapton são uma grande influência, mas imaginar um som desse em 1968. . . talvez sejam faixas como essa que fazem alguns (eles existem) pensarem no Jethro Tull como uma banda de heavy metal.

Discoteca básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui !