Bem-vindos ao tune-O-matic. Sintam-se a vontade para opinar, criticar e sugerir.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Santana III- Santana |Rock|


Santana  III  -  Santana    |Rock|
  

Álbum de 1971, ponto alto da discografia de Carlos Santana.


As novas gerações estão acostumadas com aquele Santana velhinho, bonzinho, sempre com gorrinho de crochet na cabeça. Aquele que lança os DVDs que são distribuídos na farmácia quando você compra 20 paus em Aspirina. Aquele que sempre aparece tocando com um balaio de ídolos adolescentes de cabelo espetado e talento murcho.
Bom....  esqueçam !




Esse aí, não é o Santana. O verdadeiro você pode conferir aqui.

"Santana III" veio depois do grupo ter alcançado multidões com o também excelente "Abraxas" de 1970.
Mas os tempos eram outros. Naquela época, ter imenso sucesso com um álbum significava que você estava livre para experimentar o que quisesse (bom, mais ou menos). De qualquer maneira, Santana e seus amigos mexicanos poderiam se acomodar na fama e ficarem no mais do mesmo - assim como ele faz hoje.
Mas, como eu já disse, os tempos eram outros.

Para "Santana III" a banda tomou uma direção mais soturna, mais pesada. Nada se perdeu do clima latino e das intermináveis improvisações, mas o rock ficou mais presente. A atitude é mais evidente, com pitadas de fusion, funk e Soul. A guitarra de Carlos Santana soa cortante, desvairada e esbanja sentimento.
Grande originalidade, musicalidade inventiva e livre e muita competência.

Batuka abre o álbum e mostra que a coisa é seria. Uma das melhores faixas da discografia do guitarrista. No One To Depend On traz o clima e você embarca na onda Santana. Taboo nos leva a lugares mais obscuros. Blues latino.
Everybody's Everything flerta com a soul music, enquanto a impagável Guarija remete às raízes do folclore mexicano. Pra finalizar,  Jungle Strut é uma obra-prima; a perfeita fusão de blues, rock, jazz, funk e salsa. (Que fusão ?!)

Por ter feito esse disco, Carlos Santana merece estar ao lado dos maiores músicos do nosso tempo. Um mestre, antes de se transformar em algo. . . supernatural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui !