Bem-vindos ao tune-O-matic. Sintam-se a vontade para opinar, criticar e sugerir.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Electric Guitarist - John McLaughlin |Jazz|



Electric Guitarist  -  John McLaughlin    |Jazz|

Em 1979, McLaughlin resolveu que era hora de se reunir com os colegas que o apoiaram em seus, até então, 15 anos de carreira. O resultado foi uma obra-prima do jazz-rock fusion - e, se me permitem, o melhor álbum da carreira solo do guitarrista.


Essência do fusion. Inventividade acima do padrão, virtuosismo, timbres apaixonantes e marcantes e, sobretudo, beleza.
Os ingredientes de todo esse feitiço são . . .   Jack Bruce (Cream), Stanley Clarke e Chick Corea (Return To Forever), Billy Cobham, Jerry Goodman, Narada Michael Walden, Stu Goldberg (Mahavishnu Orchestra) e mais Jack de Johnette, Alyrio Lima, David Sanborn, Carlos Santana, Tony Williams entre outros.

Mas apesar de toda a absurda lista de convidados, quem tira o fôlego é o próprio John McLaughlin. O inglês, considerado mestre entre os mestres, está num momento de pura inspiração e em grande forma.

A belíssima New York On My Mind possui os ares da Mahavishnu Orchestra, o tema é inexplicavelmente belo. Friendship promove o encontro com Carlos Santana, outro tema de beleza impar. Every Tear From Every Eye lembra Miles Davis, eletricamente falando. Em Do You Hear The Voices You Left Behind ? o guitarrista paga seu tributo ao ídolo John Coltrane, a improvisação aqui é uma lição pra toda a vida - nesta faixa, McLaughlin mostra porque é considerado um dos maiores guitarristas que já habitaram a Terra.

Apesar de jazz, 'Electric Guitarrist' pode se tornar o seu disco de rock predileto, e ainda aguçar a curiosidade dos 'rockeiros' para o que o jazz é capaz de produzir.

Imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui !