Bem-vindos ao tune-O-matic. Sintam-se a vontade para opinar, criticar e sugerir.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Time Out – The Dave Brubeck Quartet |Jazz|



Time OutThe Dave Brubeck Quartet |Jazz|


O jazz jamais seria o mesmo depois de “Time Out”. 

Este álbum de 1959 é a obra prima de Dave Brubeck e também do chamado third stream jazz – fusão do jazz com a música clássica.
O ponto que o torna tão singular é o ritmo. Num mundo dominado pelo 4/4 ou, no máximo, um 3/4, a turma de Brubeck resolve explorar as mais complexas divisões de tempo que puderam conceber. Em certos momentos chegam a ocorrer dois ritmos diferentes simultaneamente. Traduzindo para leigos – você vai sofrer para bater o pé junto com a música.

A complexidade rítmica somada ao charme natural do third stream faz de “Time Out” uma das gravações mais sofisticadas do jazz. O álbum é pura inteligência e bom gosto. E virtuosismo.

O piano de Dave Brubeck é o cérebro da banda, o sax de Paul Desmond é poesia. Eugene Wright, com seu contrabaixo, mantém o ponto de equilíbrio e o baterista Joe Morello merecia cachê dobrado. Genial
Blue Rondo à La Turk abre o CD e já dá uma idéia do que está por vir. Everybody’s Jumpin’ é a personificação da elegância e em Kathy’s Waltz, Brubeck cria um solo num ritmo diferente do resto da banda.
Ah,..... um hit :  Take Five.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui !